Cifoplastia
A cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo realizado para tratar fraturas compressivas da coluna vertebral, geralmente patológicas, sendo a mais comum a fratura osteoporótica. O procedimento é indicado para pessoas que sofreram fratura do corpo vertebral compressiva com redução da altura do corpo vertebral. Este tipo de fratura é comum em pessoas com osteoporose e neoplasias de coluna, mas pode acontecer situações de traumatismos. Inicialmente o tratamento contempla repouso relativo no leito, medicamento para combater a dor, uso de colete e fisioterapia. Caso não ocorra melhora do quadro a cifoplastia pode ser indicada.
É feita uma avaliação física e neurológica, para determinar se a fratura está causando compressão dos nervos. Exames de neuroimagem são fundamentais: radiografia, tomografia e/ou ressonância magnética, para entender a progressão da deformidade, características da vértebra fraturada e outras vértebras em risco. Em pacientes com câncer outros exames podem ser necessários.
A cifoplastia é feita em hospital, geralmente, sob anestesia geral. Em casos selecionados há descrição na literatura de anestesia local associada a sedação leve para realização do procediemento. O paciente deve estar de jejum e realizar exames pré-operatórios habituais. No dia do procedimento, o paciente é anestesiado, deitado de barriga para baixo após, e é aplicada uma anestesia local. Então, guiada por radioscopia em tempo real uma agulha é introduzida seguindo o trajeto que foi anestesiado, até ser colocada dentro da vértebra fraturada. Em seguida é inserido um balão para dentro do osso por meio da agulha e insuflado visando recuperar a altura da vértebra achatada pela fratura. Uma vez restabelecida a altura do corpo vertebral o balão é desinsuflado e retirado e é colocado cimento ósseo dentro da vértebra. Em poucos minutos este material seca e o osso fica mais firme, mantendo a altura do corpo vertebral.
A cifoplastia é um procedimento percutâneo minimamente invasivo, porém é um procedimento cirúrgico. As complicações podem incluir: hemorragia, infecção, reações alérgicas a medicamentos, problemas respiratórios ou cardíacos, vazamento do cimento ósseo na área circundante.
A principal vantagem da realização da cifoplastia em pacientes com fratura aguda da coluna vertebral é a melhora mais rápida do quadro doloroso o que possibilita deambulação mais precoce e menos uso de opióides, anti-inflamatórios e outras medicações contra a dor.